Tá indigesto!

Arquivo de texto publicado no medium em Oct 2, 2016 

Tá indigesto!


As eleições municipais de 2016 estão se consolidando como uma grande cagada, com a eleição de mais políticos conservadores para prefeituras e câmaras de vereadores. Um exemplo é a eleição de João Dória em primeiro turno, para a prefeitura de São Paulo.

Esse pleito se mostra a continuação do último, em 2014, quando a votação conservadora foi histórica e elegeu o congresso mais conservador desde 1964 que gerou esse absurdo que foi o impeachment da presidenta Dilma, honesta, ilibada e linda.

Não consigo não ver isso como puro reflexo da desinformação das pessoas, causada pela conduta tendenciosa de uma parte da mídia que tem muitas relações escusas com partidos, principalmente com o PSDB.

Não vejo outra explicação para que um partido com tantos escândalos cabeludos, como o trensalão, o roubo de merenda de criancinhas da escola pública e a má gestão da Sabesp, que literalmente secou um estado de São Paulo e fez empresas e pessoas sofrerem as consequências de forma grave, continue se perpetuando no poder com cacife político para eleger um candidato novo no primeiro turno.

Mas também me parece algo mais amplo. As direitas tem se reerguido ao redor do mundo e eu não consigo pensar nisso sem sentir um frio que desce na espinha. Basta dar uma passeadinha pela internet para encontrar páginas que pregam o conservadorismo, e nem precisa ir muito longe pra ver isso desembocando em páginas ainda mais conservadoras que flertam com ideias nazistas, flertar é pouco, elas são realmente nazistas. Sério, basta digitar reacionário no google.

Esse ódio geralmente reflete a ignorância das pessoas, por exemplo cito os muçulmanos. Quem pode odiar um muçulmano depois de ler o livro da Malala, ou Persépolis. As pessoas odeiam a visão do muçulmano criada pela mídia que explorou os atentados chocantes de uma forma maniqueísta. O muçulmano é visto como fundamentalista e assassino, como se todos fossem Bins Ladens em potencial, prontos para destruir prédios. Esquecendo que treinou o Bin Laden e por que, esquecendo mais ainda que existem milhões de muçulmanos pelo mundo que vivem e sempre viveram em paz.

Esse é só um exemplo, mas esse ódio que eu não sei se chamo de reacionário, conservador, nazista ou somente burro, também é destilado contra mulheres, homossexuais, evangélicos, imigrantes (de fora do país, mas sobretudo de dentro, vide preconceito com nordestinos). São muitas minorias que se conhecem pouco e se odeiam muito por preconceito.

O que fomenta isso é o pouco conhecimento sobre os nosso preconceitos. As pessoas odeiam saber de seus preconceitos, odeiam se ver como o Leonardo DiCaprio no filme Django Livre, mas poucos falam com vergonha sobre o passado escravagista da família.

Sobretudo, nós brasileiros. Impera o mito da mistura pacífica das classes e povos e se enterra o nosso passado de conquistas baseadas no sangue e no suor de muita gente, muita gente indígena e negra.

Uma manifestação recente desse ódio e preconceito no Brasil foi a redução da maioridade penal. Uma justiça que pretende prender as crianças pobres que cometerem crimes, mas solta pessoas que cometem crimes iguais ou piores. Ah, não existe isso? Vamos conversar sobre o filho do Eike Batista e tantos outros casos parecidos.

Levando para a política, hoje as pessoas tem um ódio cego e sobretudo surdo a tudo o que se refere ao partido dos trabalhadores e também ao PCdoB, um ódio macartista e empoeirado que é uma das heranças mais filhas da puta que temos da ditadura militar. Chegou a um ponto do brasileiro médio demonstrar preferencias por políticos como o Eduardo Cunha, Michel Temer, Aécio Neves e José Serra para cargos de chefia.

É de cair o cu da bunda um negócio desses.

As pessoas nas ruas se sentem no direito de serem inclusive agressivas com quem aparenta ter alguma identificação com a esquerda. Hoje li na internet relatos de mulheres que usavam o adesivo do Haddad e sofreram agressão verbal por parte de um homem. Existem vídeos que mostram pessoas xingando outras por essas usarem vermelho, rola até agressão física. Nada justifica isso. Até por que não há nenhum crime hoje associado a Dilma (sendo que para passar na cara do brasileiro o quanto ele é trouxa, as pedaladas fiscais passaram a ser legais dois dias depois do impeachment) e estão tentando pegar o Lula por tráfico de influência, com muita dificuldade.

Agora você imagine se o Lula tivesse construído um aeroporto com dinheiro público na fazenda do Lulinha, ou se o piloto do Lula tivesse transportado um helicóptero cheio de cocaína, ou se a Dilma tivesse roubado a merenda das criancinhas, ou se a Dilma tivesse privatizado empresas públicas com diversas suspeitas de corrupção e tivesse engavetado todas as investigações a esse respeito? Ou se o PT fosse um dos três partidos mais corruptos do Brasil?

Agora observe quem são os partidos mais corruptos:

Vendo os dados da corrupção no Brasil, sabemos que esse sistema já está muito bem pavimentado, há muitos anos. sabemos que a corrupção não começou e infelizmente não vai terminar com o PT, até iria se as investigações continuassem e passassem a ser condizidas de maneira isenta, coisa que realmente não está acontecendo. Mas com o Temer, o atual sinistro da Justiça e o Sérgio Moro fica um pouco difícil.

Bem, diante deste cenário, só nos resta acreditar que tudo se resolve com educação, não a educação das escolas de hoje, sobretudo as da classe média, que formam em suma outros tijolos para o muro, números de aprovação no vestibular. As pessoas precisam falar de política, sociologia, filosofia, história, e de forma ampla. Precisam conhecer os dois lados, a direita e a esquerda, as tendências econômicas para saber como nem sempre a direita é a solução para a economia e nem sempre a esquerda é o fim do capital.

Precisamos entender e ressignificar a nossa relação com o país e com os outros brasileiros. Entender a sua história, para que deixemos de ser os eternos colonizados da América, para formarmos efetivamente, a sociedade brasileira, que se diz e vê brasileira. Mas pelo que tem se desenhado no horizonte, isso vai demorar para caralho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bonito pra chover

noite estranha

Precisa chover