Esse foi o comercial produzido pela BorghiErh/Lowe, enquanto os outros comercias dessa campanha ( total de 12) estão sendo produzidos pelas agências Fischer+Friends e NovaS/B
Após diversas reclamações na internet e pedido oficial da Seppir (secretária de políticas de promoção da igualdade racial) órgão do governo federal, a Caixa Econômica Federal retirou o comercial de veiculação e apresentou nessa quarta-feira, 21 de setembro, um comunicado explicando a decisão.
Essa gafe de certa forma manchou a campanha de 150 anos da caixa, Machado de Assis como um dos maiores escritores de todos os tempos e justamente por ter vivido em uma época em que a igualdade racial não era respeitada é um ícone da cultura negra nacional e certamente valorizar suas características surtiria uma campanha com muito mais identificação pelo público brasileiro.
Comunicado Oficial da CEF:
"A Caixa Econômica Federal informa que suspendeu a veiculação de sua última peça publicitária, a qual teve como personagem o escritor Machado de Assis. O banco pede desculpas a toda a população e, em especial, aos movimentos ligados às causas raciais, por não ter caracterizado o escritor, que era afro-brasileiro, com a sua origem racial.
A Caixa reafirma que, nos seus 150 anos de existência, sempre buscou retratar, em suas peças publicitárias, toda a diversidade racial que caracteriza o nosso país. Esta política pode ser reconhecida em muitas das ações de comunicação, algumas realizadas em parceria e com o apoio dos movimentos sociais e da Secretaria de Política e Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) do Governo Federal.
A Caixa nasceu coma missão de ser o banco de todos, e jamais fez distinção entre pobres, ricos, brancos, negros, índios, homens, mulheres, jovens, idosos ou qualquer outra diferença social ou racial."